Torre da Band fica rosa em campanha
Desde o dia 01 de outubro, quem olha para o alto em São Paulo tem uma surpresa cor de rosa. Localizada próxima à Avenida Paulista, o mais novo cartão postal da capital, a torre da Band, já está “pintada” com a cor da campanha Outubro Rosa, que combate o câncer de mama e incentiva o exame de mamografia entre as mulheres. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
No Brasil, a campanha tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres com idade a partir dos 40 anos sobre a necessidade de se reservar um “dia rosa”, especialmente para agendar a mamografia anual. O exame é a principal estratégia para diagnóstico precoce do câncer de mama, fator decisivo para o sucesso do tratamento.
Além da torre da Band, que ficará todo o mês iluminada em tons de rosa, o Grupo Bandeirantes de Comunicação elegeu esta quinta-feira, 06 de outubro, como o Dia Rosa em sua programação.
E o Portal da Band não estaria de fora desta campanha. Durante toda a quinta-feira, você verá o logotipo band.com.br da cor do movimento. Além disso, você também pode acompanhar a cobertura sobre o assunto.
Ações da Band
De manhã, o Dia Dia vai ganhar decoração e iluminação cor de rosa e o apresentador Daniel Bork vai falar com suas telespectadoras sobre a campanha.
À tarde, o mesmo acontece no Videonews, com a apresentadora Nadja Haddad vestida de rosa.
O Jornal da Band vai apresentar reportagens especiais sobre o câncer de mama no Brasil e no mundo. Neste dia, Ticiana Vilas Boas e Ricardo Boechat, âncoras do jornalístico, vestirão as cores da campanha;
No Agora é Tarde, todo o elenco vestirá peças cor de rosa e Danilo Gentili vai falar sobre a campanha.
Claquete – o programa apresentado por Otávio Mesquita, que também estará com um look cor de rosa, vai entrevistar os organizadores da campanha Outubro Rosa e o repórter Rodrigo Leitão vai visitar os monumentos de São Paulo que aderiram à campanha e ainda vai conhecer o “Rosamóvel” , que estará no centro da capital dando informações sobre a campanha.
BandNews TV - os apresentadores do canal de jornalismo do Grupo Bandeirantes usarão gravatas rosas, enquanto as apresentadoras estarão com vestidos da cor da campanha.
TV Minuto – A TV que está dentro dos vagões do Metrô de São Paulo, vista por mais de 3 milhões de passageiros por dia, vai exibir reportagens especiais sobre a campanha durante todo o dia.
Rádios - as emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes de Comunicação também aderiram ao Dia Rosa. Quem sintonizar as frequências da BandNews FM (FM 96,9) e da Rádio Bandeirantes (FM 90,9 – AM 840) vai ouvir reportagens especiais sobre o tema do câncer de mama durante todo o dia.
Na MIT FM (FM 92,5) e na Nativa FM (FM 95,3), de hora em hora, os apresentadores vão falar da campanha Outubro Rosa. Já a Rádio SulAmérica Trânsito (FM 92,1) vai informar às motoristas sobre a importância de se fazer a mamografia anualmente.
E a Band FM (FM 96,1) vai colocar suas equipes nas ruas. Os pedágios da emissora passarão pelos principais pontos da capital fazendo brincadeiras com os ouvintes e passando informações sobre a campanha Outubro Rosa.
O câncer de mama no Brasil
O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o tumor que mais leva as mulheres à morte, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia. Se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%. A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, destaca os números relacionados à doença. “Estima-se que em torno de 25 milhões de mulheres no mundo serão diagnosticadas com câncer de mama nos próximos 25 anos e que mais de 10 milhões podem morrer neste período. No Brasil, a cada hora, são 6 novos diagnósticos e cerca de ¼ das mulheres diagnosticadas tem menos que 50 anos”.
Alice Carta, uma das madrinhas do evento, explica que “atualmente, as principais barreiras para o combate à doença são desinformação, medo, preconceito, acesso difícil ao diagnóstico. São essas dificuldades que a Campanha Dia Rosa pretende derrubar, por isso precisamos do apoio de todas as mulheres. Ainda não é possível a prevenção de 100%. É preciso apenas realizar exames de mamografia uma vez ao ano para diagnosticar a doença o quanto antes”.
Gisella Amaral, outra representante do Dia Rosa, reforça a importância do diagnóstico precoce. “A legislação brasileira hoje permite que mulheres a partir dos 40 anos façam mamografia gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. É importante que essa informação chegue a todas as pessoas, pois as chances de cura dependem do quão cedo o tumor é descoberto”.
Sobre o acesso ao diagnóstico, a presidente da Femama, Maira Caleffi, comenta os avanços da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor desde 29 de abril de 2009, garantindo o benefício a partir dos 40 anos. “Atualmente, toda mulher pode se prevenir e aumentar suas chances de um tratamento adequado”, declarou.
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